Com a proposta de viabilizar projetos de baixo custo de realizadores audiovisuais do Estado, surge o projeto ‘Filmes a Granel – Cooperativa de curtas de baixíssimo orçamento da Paraíba’, que será lançado nesta quarta-feira, dia 02, na Usina Cultural Energisa, como parte da programação do Tintin Cineclube, a partir das 20h.
O projeto, gerido pela Pigmento Cinematográfico, conta com a adesão de 20 realizadores. Além do esforço coletivo na produção de cada um dos filmes associados, os participantes irão dividir as despesas de cada curta, numa espécie de consórcio, onde cada mês um projeto será sorteado e o realizador terá 60 dias para entregar o filme pronto. A cada cinco filmes, uma coletânea será lançada em DVD e distribuída entre os realizadores e para venda direta ao público interessado.
Cada filme consorciado terá R$1.0000,00 para arcar com custos de produção. A idéia é estimular a colaboração entre os membros do grupo e ativar os órgãos de apoio ao audiovisual no Estado, a exemplos da ABD-PB e NPD-PB que conta com equipamentos de utilização gratuita para associados e produtores independentes.
Mesmo sendo um valor praticamente irrisório para a produção de um curta, o projeto está sendo encarado como um desafio estético para os realizadores – pensar um filme que caiba neste formato de exígua produção – e uma tentativa de aumentar a produção audiovisual no Estado, tendo em vista que o financiamento público é praticamente inexistente e não consegue atender o mínimo que seja dos anseios de produção do cenário local.
O desafio está sendo encarado com criatividade: dentre os projetos inscritos encontram-se filmes de diversos gêneros e temáticas. As sinopses dos curtas participantes que serão realizados no decorrer dos 20 meses podem ser vistas aqui no blog (projetos consorciados).
Nenhum comentário:
Postar um comentário