quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Clássico alemão de Werner Herzog em única sessão

Por: Audaci Junior

A atração desta quinta na tela do Espaço Cine Digital desta quinta é o longa Também os Anões Começaram Pequenos (1970), do cineasta alemão Werner Herzog.

A única sessão, às 19h30, faz parte da 1ª temporada do Filmes a Granel, projeto da cooperativa homônima, cujo cineclube foi inaugurado em agosto, com exibições mensais apresentadas por um realizador integrante da associação paraibana.

O cineasta Daniel Araújo fará a apresentação do segundo filme de Herzog, que mais tarde realizaria obras-primas como Aguirre - A Cólera dos Deuses (1972), a refilmagem do clássico de Murnau Nosferatu - O Vampiro da Noite (1979) e Fitzcarraldo (1982).

O longa alemão se passa em um mundo onde todos são anões. Um grupo de jovens que mora em um orfanato para delinquentes e pessoas com problemas mentais, cansados das regras do reformatório, decidem se rebelar. Enquanto um dos internos é pego pelo diretor na fuga, os outros transformam a instituição em completa anarquia.

Filmado nas ilhas Canárias, Também os Anões Começaram Pequenos é um dos filmes mais ambíguos e enigmáticos do cinema moderno segundo a crítica. Todos os atores são anões, a atmosfera é de universo fantástico, mas com sensações de opressão e solidão são realistas.

Herzog é sempre associado ao movimento do novo cinema da Alemanha, juntamente com nomes como o de Wim Wenders. Os seus filmes contêm sempre protagonistas com sonhos impossíveis ou pessoas com talentos únicos em áreas obscuras.

Após a exibição do filme, Daniel Araújo falará também sobre o seu projeto da cooperativa, que já se encontra em fase de montagem e finalização, o curta-metragem Escravos de Jó.

vai lá:
sessão filmes a granel|um cineasta sob influência
hoje, espaço cine digital, às 19h30
entrada franca

[extraido do jornal da paraíba, 16/12/2010]

Nenhum comentário: