quinta-feira, 31 de março de 2011

Cineclube exibe hoje documentário sobre fotografia indicado ao Oscar

Por: Tiago Germano

Um dia depois de engordar seu futuro catálogo com mais duas realizações paraibanas, a cooperativa audiovisual Filmes à Granel retorna ao processo de produção dos próximos curtas, que começa tradicionalmente com a exibição de uma obra cinematográfica que irá inspirar cada um de seus integrantes.
Hoje, às 19h30, no Espaço Cine Digital, o ‘granelista’ Otto Cabral exibirá Fotógrafo de Guerra (War Photographer. Suíça, 2001), documentário que irá se comunicar com seu futuro projeto, o curta-metragem que tem o título preliminar  Walter Paparazzo e será contemplado com a verba mensal da cooperativa: R$ 1 mil.

Fotógrafo de Guerra foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2002, ano que deu o prêmio da Academia de Hollywood à produção francesa Un Coupable Idéal (2001). O longa contém imagens captadas através das lentes do fotógrafo James Nachtwey, premiado repórter de guerra que autorizou que o diretor suíço Christian Frei acoplasse a seu equipamento micro-câmeras especiais que registraram todos os horrores dos conflitos do Kosovo, Palestina e Indonésia.

“Eu sou uma testemunha, e essas fotos são o meu testemunho. Os eventos que tenho registrado não deveriam ser esquecidos e não podem ser repetidos”, defende-se Nachtwey em um dos seus depoimentos.
O filme foi exibido na 27ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, expondo o dilema de profissionais que têm o rótulo de lucrar à custa da miséria humana, um dos temas que serão discutidos por Otto Cabral no final da sessão.

[extraído do jornal da Paraíba, 31/03/2011]

Nenhum comentário: