quinta-feira, 31 de março de 2011

HOJE: Sessão Filmes a Granel #6, no Cine Espaço Digital

Sessão Filmes a Granel #6: Fotográfo de guerra (SUÍÇA, doc, 2001, 96’

Cooperativa Filmes a Granel e Espaço Cine Digital Funesc apresentam:
Sexta sessão da 1ª temporada: Um cinema sob influência

Os participantes da cooperativa FILMES A GRANEL apresentam filmes que lhes influenciaram na realização dos próprios filmes da cooperativa.

 31 de março, quinta-feira, às 19h30
Fotográfo de guerra (SUÍÇA, doc, 2001, 96’)
Sinopse: James Nachtwey é um fotojornalista americano que cobriu, nas duas últimas décadas, a maioria dos conflitos armados. Este documentário explora a visão de Nachtwey quando captura as imagens do caos e da destruição da guerra.

Mais informações:
O documentário mostra o trabalho do premiado foto-jornalista americano James Nachtwey. As imagens captadas pelas lentes de Nachtwey buscam transmitir todo o horror, toda a insanidade e toda a dor provocada pelas guerras. Para o documentário, foram usadas microcâmeras acopladas à máquina fotográfica que conseguem assim mostrar ao espectador a visão do fotógrafo, permitindo até ouvir a sua respiração.

Nos momentos em que aparece falando a respeito de suas experiências, Nachtwey se mostra uma pessoa serena, fala de maneira compassada e melancólica, como se sentisse decepcionado em relação à humanidade.

É impossível se manter impassível ante as imagens, que ganham mais força ainda por serem em preto-e-branco. Imagens que palavra alguma conseguiria descrever com precisão. Algumas são como um soco no estômago. O documentário foi indicado ao Oscar (grande bosta) de melhor documentário. Foi filmado em 2 anos durante os conflitos de Kosovo, Palestina e Indonésia.



Após a exibição o realizador Otto Cabral fala sobre a relação deste filme com o seu projeto a granel, o documentário 'Walter Paparazzo'.

Entrada Gratuita
Espaço Cine Digital Funesc

Nenhum comentário: